Programa de especialização

COACHING E CONSULTORIA GENERATIVA

para organizações (CCG)

Desenvolvemos coaches e consultores de classe mundial, líderes capazes de entender e intervir nas estruturas organizacionais e gerar valor para si, seus clientes e o mundo

27 e 28 de Setembro 11 e 12 de Outubro 2024

21 e 22 de Fevereiro de 2025

25 e 26 de Julho de 2025

DURAÇÃO

11 meses

BOB
DUNHAM

Fundador IGL e criador da liderança generativa

Desenvolva sua liderança e sua capacidade de intervir junto a executivos, equipes e organizações, gerando maiores resultados no seu negócio e nos negócios dos seus clientes.

Programa de especialização

EM COACHING E CONSULTORIA GENERATIVA

para organizações

Reproducir vídeo

O que fazem diferente os Coaches Consultores e Líderes Generativos que realmente agrega valor aos seus clientes organizacionais?

Junte-se a Bob e os Coaches em um programa único de desenvolvimento de competências e práticas para intervir junto a líderes, equipes e organizações na América Latina.

PARA QUEM É
ESTE PROGRAMA?

Coaches consultores e líderes iniciando sua carreira em organizações

Você quer que seu caminho  seja nas organizações? Você quer ser uma nova e melhor oferta no mercado como coach-consultor e líder, uma oferta que seja escutada e aceita?

Aprenda a ser uma oferta para as organizações enquanto gera produtividade, sentido e boa vida na sua carreira. Conecte-se com aqueles a quem quer servir, desenhe e desenvolva sua carreira e converta-se em uma opção de valor no mercado. 

Coaches consultores e líderes com experiência

Você já trabalha nas organizações e quer adquirir mais competências e presença frente aos seus clientes? Você quer aumentar o nível das suas intervenções e começar a fazer processos a longo prazo, não somente workshops e intervenções curtas e pontuais?

Adquira a estrutura e as competências para ter uma firme presença e segurança frente a clientes de maior nível.

Coaches consultores e líderes que querem dar um salto no seu negócio

Você quer aumentar o impacto em profundidade e duração dos processos que realiza com seus clientes atuais e levá-los a uma nova transição como organização?  

Melhore seu formato de negócio e construa um modelo de intervenção que integre sua experiência com novos modelos de intervenção. Amplie sua capacidade de diagnóstico, de intervenção e de seguimento do processo no tempo, para que possa gerar maior valor para si mesmo e para seus clientes.

O que fazem os Coaches Consultores e Líderes Generativos que realmente agrega valor aos seus clientes organizacionais?

Entendem as estruturas organizacionais e sabem escutá-las

São conscientes de seu profissionalismo. Desenvolvem sua capacidade de fazer diagnósticos e intervenções efetivas.

No CCG, você aprenderá os mapas, estruturas e práticas especializadas em organizações. Conseguirá ver as organizações de uma maneira ampla e aguda, poderá ver e identificar as suas interações, dificuldades e desafios, e será capaz de identificar onde especificamente necessitam intervenção e como fazê-lo. Será consciente do efeito sistêmico, e de como intervir junto a um indivíduo afeta toda a cadeia de relações da organização.
Leer más

Têm presença de líder

São donos do seu futuro, se responsabilizam por criar sua carreira e seus resultados. Confiam no que podem atingir, e investem energia e recursos no seu próprio desenvolvimento, como líderes, coaches e consultores. 

No CCG, você poderá aumentar seu nível de liderança em termos de foco e poder, atingindo maior capacidade de ação e decisão. Ganhará segurança, presença, formas de ser e fazer, e será capaz de se apresentar frente a qualquer tipo de cliente e colocar sua voz com confiança. Aprenderá a gerar o futuro que realmente lhe importa, a partir da oferta que pode ser, mesmo em situações complexas ou adversas. 
Leer más

São uma oferta de maior valor

São capazes de gerar maior valor e aumentar resultados para eles e para seus clientes. No CCG, você aprenderá a reconhecer seu próprio valor e como este gera valor para seu negócio e para o negócio de seus clientes. Terá capacidade de identificar e criar novas oportunidades, e de construir processos mais robustos que fazem sentido aos seus clientes, e que lhe permitirão criar relações de confiança a longo prazo com eles.

Leer más

Nossos alunos relatam um aumento de

no número de
clientes efetivos
0 %

e isso permitiu que eles aumentassem sua receita em

0 %

Nosso NPS é

o que nos torna um programa
de nível mundial**.
0 %

**O NPS (Net Promoter Score) permite conhecer o nível de satisfação e lealdade dos clientes. De acordo com a faixa NPS, de -100 a +100, uma pontuação “positiva” ou NPS acima de 0 é considerada “boa”, +50 é “excelente” e acima de 70 é considerada “de nível mundial”.

Aprender novas práticas

requer consistência e
acompanhamento

Estamos apoiados em 40 anos de experiência em Liderança, Coaching & Consultoria Generativa. Nossos professores e a equipe de coach-mentores são todos consultores organizacionais que formam uma comunidade internacional que traz diversas perspectivas, estilos de acompanhamento, conhecimentos e artes.

3

Conferências
virtuais

2

Conferências
somáticas

1

Workshop para ir
além das bordas
e limitações

10

estruturas
práticas de
aprendizagem

Videoconferências
semanais

8

Sessões
individuais
de coaching

16

Sessões de
mentoria
de equipe

Sessões de
diagnóstico de
negócios

Projeto de
consultoria real
com cliente externo

DATAS DOS EVENTOS

PRIMEIRA
CONFERÊNCIA

I

27 e 28 de Setembro e 11 e 12 de Outubro de 2024

CONFERÊNCIA
DE EXERCÍCIOS SOMÁTICOS

I

30 de Novembro 2024

WORKSHOP BEYOND
THE EDGE (PARTES)

I

A ser definido

SEGUNDA
CONFERÊNCIA

I

21 e 22 de Fevereiro 2025

CONFERÊNCIA DE
EXERCÍCIOS SOMÁTICOS

I

10 de Maio 2025

CONFERÊNCIA DE
ENCERRAMENTO

I

25 e 26 de Julho de 2025

DATAS DOS EVENTOS

PRIMEIRA
CONFERÊNCIA

I

27 e 28 de Setembro e 11 e 12 de Outubro de 2024

CONFERÊNCIA DE
EXERCÍCIOS SOMÁTICOS

I

30 de Novembro 2024

WORKSHOP
BEYOND THE EDGE (PARTES)

I

A ser definido

SEGUNDA
CONFERÊNCIA

I

21 e 22 de Fevereiro 2025

CONFERÊNCIA
DE EXERCÍCIOS SOMÁTICOS

I

10 de Maio 2025

CONFERÊNCIA DE
ENCERRAMENTO

I

25 e 26 de Julho de 2025

Nossos alunos afirmam que aumentaram sua liderança em

0 %

As possibilidades de nossos alunos em criarem novos negócios aumentaram

0 %

Módulos

Como parte do desenvolvimento de sua liderança e capacidade de gerar um futuro satisfatório para você e seus clientes, neste módulo você entrará na prática DA conversa fundamental e recorrente da Liderança Generativa: O que lhe importa cuidar na vida? A partir da liderança generativa, fazemos essa pergunta como uma forma de abrir a exploração para o caminho em que o significado, a paixão e a vitalidade possam existir em sua vida (satisfação, valor e sentido).

  • O que é o Care?
  • Como cuidamos do que importa para nós?
  • De onde vem a energia, a vitalidade e a conexão com o sentido, a satisfação e o valor do que fazemos
  • Care e a capacidade de ação – o poder

O Conversa para a Ação (CPA) é a unidade básica da coordenação de ações, e é a forma como uma equipe ou organização decide se reunir para desenhar, fazer e cumprir promessas. Neste módulo, você aprenderá a ver as equipes a partir da CPA e verá como a coordenação humana produz resultados que podem ou não ser satisfatórios. Você será capaz de ver onde a equipe não está sendo eficaz e poderá acompanhá-los para que aprendam a coordenar ações para alcançar os resultados que importam para eles.

  • Promessas e pedidos
  • Executor e cliente
  • Escuta
  • Confiança
  • Negociação

Gerenciar ou administrar promessas é assegurar que o indivíduo ou a equipe tenham a capacidade de cumpri-las, atualizá-las a cada passo ou a cada mudança feita e fazer ajustes de acordo com os quiebres que vão aparecendo. Neste módulo você aprenderá a reportar promessas (e a pedir que reportem para você), uma habilidade que permite que você se responsabilize e se aproprie das promessas e das ações que permitem que você cuide delas.

  • Estrutura da conversa de reporte de promessa
  • Reporte de promessas versus reunião de acompanhamento
  • 4 respostas do reporte de promessas

A prática do MAP (Management Action Practice) ou Gerenciamento de Compromissos é uma conversa de reflexão individual que a pessoa faz para localizar o status atual das suas promessas/compromissos. Neste módulo, você aprenderá a prática do MAP, que serve para fazer uma pausa e revisar onde você está HOJE em relação ao seu futuro, e o que você precisa reorganizar para poder seguir avançando. Esta prática permite que você veja em que parte do caminho você está, do futuro que você prometeu.

  • Passar das “tarefas” para os “compromissos” (resultados).
  • Os líderes que gerenciam seus compromissos são líderes eficazes.
  • MAP, para você se escutar e se observar no desenho do futuro que lhe importa cuidar.
  • O MAP como um medidor do status das suas promessas



O fenômeno dos quiebres está no sustento da vida humana. O fluxo da vida nos trará interrupções, surpresas e quiebres. Muitas vezes, aprendemos a evitar quiebres, a temê-los e esperar que nunca aconteçam. Mas eles acontecem. Neste módulo, você vai praticar a declaração, direção e resolução de quiebres como uma habilidade fundamental da ação, da coordenação, da liderança, do coaching, da consultoria e da vida.

  • Quiebres: problemas ou oportunidades?
  • Identificar, declarar e gerenciar quiebres
  • Quiebres comuns das equipes na coordenação das ações

Principais quiebres nas organizações

A liderança ocorre nas conversas de uma equipe. Essas conversas produzem diferentes tipos de compromissos compartilhados entre os membros da equipe, produzem ações efetivas e o compromisso de manter a equipe para que cumpra a sua missão. Neste módulo, você aprenderá as 13 conversas que permitem que um grupo de pessoas com uma missão, se torne uma equipe eficaz capaz de cumprir com suas promessas.

  • O que é uma equipe?
  • Grupo de trabalho versus Equipe
  • 13 conversas para ser equipe
  • Recorrência e relevância das conversas para ser equipe

O momento de comprometer-se gera estados de ânimos profundos e também gera reações somáticas nas pessoas. A maioria de nós não tem a prática, a habilidade ou a destreza para fazer e gerenciar nossos compromissos com os outros. Por isso, aparecem o excesso de compromissos e a sobrecarga. Este módulo está desenhado para que você identifique como gerencia seus recursos mais preciosos: seu tempo e sua energia, e a avaliar se você e/ou seus clientes estão sobrecarregados ou não.

  • Somática de compromisso
  • Por que nos comprometemos demais?
  • Análise de capacidade
  • 6 formas de ampliar a capacidade
  • Custos do excesso de compromissos
  • Por que as organizações estão sobrecarregadas?

O desenho das conversas para que aceitem nossas ofertas (tradicionalmente chamadas de “conversas de vendas e marketing”) são fundamentais para aqueles de nós que geramos nossa própria receita financeira com a consultoria, para aqueles que precisam que sua organização aceite projetos e propostas e, em geral, para qualquer profissional. Neste módulo, vamos explorar “Vendas e Marketing” como uma interação, na qual são feitas ofertas que são aceitas e também exploraremos as trocas de negociações nessas conversas.

Depoimentos

Equipe do programa

FAQS

Sim. Você pode se inscrever no programa se tem experiência trabalhando com organizações como consultor, facilitador ou treinador por pelo menos dois anos. Ou também se você trabalha na área de recursos humanos e tem responsabilidades de treinamento, liderança ou trabalha como consultor interno de desenvolvimento de pessoas na organização.

Se você está interessado em trabalhar com grupos humanos em diferentes tipos de organizações (casais, famílias, comunidades, associações, corporações, multinacionais, empreendimentos, etc.), SIM, este é o lugar onde poderá aprender como constituir uma equipe, e quais são as conversas estruturais e recorrentes que uma equipe deve ter para ser de alto desempenho. Você aprenderá a sustentar estas conversas com sua própria equipe de aprendizagem e isso dará a você a possibilidade de aprender no seu próprio corpo (incorporar) como facilitá-las para outras equipes.

Que você seja certificado como coach (de qualquer escola) ou tenha experiência trabalhando com organizações como consultor, facilitador ou treinador por pelo menos dois anos. Ou também se você trabalha na área de recursos humanos e tem responsabilidades de treinamento, liderança ou trabalha como consultor interno de desenvolvimento de pessoas na organização.

Você pode pagar através de transferência bancária ou cartão de crédito internacional.

O programa dura 11 meses.

Certificação em Excelência na Execução em Organizações

Os coaches certificados podem usar o treinamento para obter uma credencial se a defenderem no processo de solicitação do portfólio.

Todo o programa é em espanhol, e as conferências são traduzidas simultaneamente ao espanhol. Desta forma, você poderá acompanhar a Bob em cada encontro sem problema.

O programa possui mentores que falam português e os materiais do programa estão em português. No entanto, você necessita poder entender as conferências em inglês ou espanhol.

Espanhol e português. Alguns vídeos estão em inglês com legendas em espanhol.

Se você não fala espanhol ou inglês, não recomendamos que você faça o programa, pois as conferências serão traduzidas do inglês ao espanhol. Os materiais estão em espanhol e português, e a maioria dos seus companheiros falarão em espanhol. Você fará os exercícios das conferências em espanhol, na maior parte do tempo.

Entre 4 e 6 horas de trabalho acadêmico. As horas de prática dependem do compromisso com a sua aprendizagem.

Cada conferência tem um sentido especial: 1. Entrar na linguagem fundamental da LG; 2. Preparar você para entrar no processo de intervenção com o cliente que realizará como laboratório de aprendizagem com a tua equipe; e 3. Apresentar os resultados do projeto e encerrar o programa. Se você não pode estar na primeira conferência, recomendamos que faça o programa no ano seguinte, pois a primeira conferência é fundamental. A segunda conferência pode ser recuperada através de vídeos e com a sua equipe, mas a equipe deve estar comprometida a ajudar você a recuperar o trabalho feito na conferência. A terceira conferência traz as apresentações dos estudos de caso. É imprescindível que você esteja as duas primeiras horas da abertura, a apresentação dos resultados da sua equipe, a apresentação de uma equipe mais e as duas horas do encerramento. Não estar na terceira conferência lhe faz perder a aprendizagem dos casos que seus companheiros tiveram através dos seus projetos.

Desde o primeiro momento. Você poderá aplicar cada prática no seu coaching, nas suas conversas e no seu trabalho com organizações, desde o primeiro mês de aprendizagem no programa. O programa é “100% prático”. Não acreditamos na aprendizagem de conceitos acadêmicos, acreditamos em que você tome as instruções, as práticas e as estruturas que lhe ensinamos e as coloque a funcionar nas suas conversas diárias, desde o dia 1.

Cada prática vem com instruções de como aplicá-la e você poderá aplicá-la como lhe dirá a guia de aprendizagem. Estas práticas estão baseadas em conversas, sessões individuais, duplas, grupos e equipes. Não lhe ensinaremos dinâmicas tipo indoor ou outdoor para estas práticas. Mas se você tem habilidades de facilitação deste tipo, poderá combiná-las e integrar esta metodologia ao que você já traz em seu próprio conhecimento. Lhe ensinaremos as práticas, as estruturas conversacionais, lhe ensinaremos a usá-las e tê-las no seu próprio corpo, a ter um observador para vê-las e um ator para usá-las. Mas a sua arte como coach-consultor está em poder explorá-las e usá-las segundo sua experiência.

Você terá um crescimento na sua autoconfiança, na sua capacidade de ação e na segurança nos níveis de conversa que sustenta com seus clientes. Você terá a capacidade de se sentir o cliente dos seus clientes e poder saber orientar o trabalho com clareza, declarar “quiebres” e inspirá-los a que cheguem a um nível superior em compromisso e ação. Você terá a segurança e a capacidade de se sentir mais confiante e seguro do que faz.

Cada uma das distinções somáticas, emocionais e linguísticas terá instruções para que você as pratique com dedicação e recorrência. Na medida em que você siga em suas ações e interações diárias estas instruções e práticas, o corpo irá consolidando a aprendizagem em você como líder, nas suas conversas usando suas habilidades de coach ou consultor, e com seus clientes. Todo o processo de aprendizagem está baseado na prática, no mentoring e no coaching. A equipe de coach-mentores foi formada pelo Instituto.

Todas os participantes do programa recebem a Certificação em Excelência na Execução em Organizações.

O programa não oferece credenciais da ICF diretamente.

Os coaches certificados podem usar o treinamento para obter uma credencial se a defenderem no processo de solicitação do Portfólio.

Você potencializará sua oferta porque entenderá que a liderança é sobre as promessas que pode fazer e a maneira como pode inspirar as pessoas a estas promessas, e como sustentar ao longo do tempo o seu interesse e o seu compromisso. Como PM, seguramente você não é a pessoa a quem estas pessoas reportam, mas você necessita que lhe deem resultados. O que a LG faz para você é que lhe ensina a alinhar uma equipe no que lhe importa cuidar e na maneira como todos, como equipes, se sustentam num futuro que todos queiram produzir. Uma vez que esse espaço esteja alinhado, lhe ensinaremos a coordenar ações de maneira imparável, estando centrado nos compromissos confiáveis e promessas que são cumpridas. Lhe ajudaremos a estar prevenindo “quiebres” e manejando situações fora do planejado. A medir a capacidade da equipe e dar a eles a possibilidade de negociar. lhe daremos estrutura, poder, autoconfiança, autoridade e capacidade de comunicação.

Bob Dunham

Fundador de IGL Global. USA

Care:

criar um mundo onde todos possamos prosperar

Bob é o fundador do Institute for Generative Leadership (IGL), no qual desenvolve gerentes e executivos em uma disciplina chamada Liderança Generativa. Bob vem trabalhando desde 1981 como executivo, consultor, educador e coach de executivos, equipes e coaches ao redor do mundo. Antes de fundar o IGL, Bob foi Vice Presidente da Motorola Computer Systems, COO da Action Technologies e Vice Presidente da Consulting for Business Design Associates. 

Bob é co-autor do livro The Innovator’s Way – Essential Practices for Successful Innovation escrito com o Dr. Peter Denning, publicado por MIT Press (www.innovators-way.com), assim como outros artigos como The Missing Customer e Innovation as Language Action com o Dr. Denning. Também escreveu um capítulo no livro Being Human at Work, editado por Dr. Richard Strozzi Heckler.

Desenvolveu o programa de um ano Management in Action, para o Dr. Fernando Flores, e foi parte do staff que desenvolveu o programa ontológico de três anos. Além de ter duas graduações na Universidade de Stanford (Califórnia), tem estudado amplamente as disciplinas de aprendizagem somática e de liderança. 

Cedo em sua carreira trabalhou com a equipe que desenvolveu o Telescópio espacial Hubble por vários anos. Tem a co-autoria de duas patentes para a tecnologia de fluxo de trabalho baseados na estrutura de coordenação humana.

É professor convidado no Programa de Certificação de Executivos da Presidio Graduate School e no programa Leading by Design no College of the Arts da Califórnia. Foi professor adjunto e executivo residente no programa MBA da Presidio Graduate School sobre gestão e sustentabilidade por três anos, e anteriormente a isto ensinou na Universidade de San Francisco. Atualmente está explorando as tradições da sabedoria chinesa por sua contribuição para a compreensão e incorporação da liderança generativa. 

Maribell González

CEO IGL LATAM

Care:

Liberar o potencial humano para que a América Latina deixe de acreditar que é terceiro mundo

Com 14 anos de experiência como consultora organizacional, palestrante e coach especialista em liderança generativa e management, tem desenvolvido indivíduos e equipes para que sejam eficientes em suas relações e resultados. A partir de 2009, passa a ser praticante da Liderança Generativa e aprendiz disciplinada de Bob Dunham. Em 2012, de mãos dadas com Bob Dunham, empreende a promessa de trazer um estilo de liderança comprometido e humano às organizações latino-americanas. 

Hoje ocupa o papel de CEO e fundadora da IGL América Latina dentro da estratégia de IGL Global.

Tem trabalhado como Coach de Liderança para executivos e equipes de mais de 60 organizações, e sua paixão é ser Coach de coaches que querem servir nas organizações. Tem trabalhado com clientes na Venezuela, México, Argentina, Colômbia, Panamá, Peru, Espanha e República Dominicana. E em Coaching Organizacional para indivíduos e equipes em empresas como: ST Microelectronics, BanReservas, Pulmone, Cerrejón, Bell Corp, Quala, Newfield Networks, entre outras.

As bases do seu trabalho são suas certificações como Coach de Liderança Generativa e Ontológica em suas escolas e tem estudos complementares em Core Evolutions, Constelações Organizacionais, Propósito de Vida, Future search, Facilitação de Equipes e gerenciamento de Arquétipos, entre outros.

Em outros espaços profissionais:

É Líder Bilíngue com mais de 25 anos de experiência em vendas e equipes de distribuição no Setor de Telecomunicações. Alto rendimento na gestão, desenvolvimento de projetos, serviços e processos dos clientes. Desenvolve equipes confiáveis que trabalham juntos por um objetivo comum e seu propósito é liberar o potencial humano para que tenhamos o mundo que todos desejamos.

Marite Duarte

Coach Mentora. Perú

Care:

Meu compromisso com o desenvolvimento e com a aprendizagem de líderes conscientes, que consigam reconhecer seu poder de ação e capacidade para alcançar maiores resultados, desenhar um futuro que lhes faça sentido, lhes dê valor e satisfação de uma boa vida.

Tem experiência em consultoria, desenho de processos de transformação e coaching organizacional com foco no desenvolvimento do potencial humano. Experiência no desenvolvimento de habilidades e práticas de liderança que permite aos líderes e equipes reconhecer e potencializar seu poder de ação; produzir e manter de maneira consciente conversas efetivas que gerem compromisso, pertencimento e os resultados esperados. 

Tem desenvolvido workshops e sessões individuais dirigidas a líderes e equipes. Processos de onboarding coaching dirigidos a executivos que se incorporam à empresa. Acompanhamento em processos de desvinculação e desenho do futuro. 

Experiência em processos realizados com líderes e equipes de empresas como Sony Peru, Casa Ronald Mc Donald, Falabella, Enerjet, Interoc, Navent, Nexa Resources, Mina Buenaventura, Colegio San Silvestre, Cofide, Confipetrol, Moltalia, QSI, Sider Peru-Gerdau, Analytics, Molycop, Banco Pichincha, Casa Rosello, Banreservas República Dominicana, Bigmond, Michael Page, Campari, HV Contratistas, SSR Mining-Reliant Minerals, JJC Constructora, BCG.

Mais de 30 anos de experiência no setor financeiro, ocupando cargos gerenciais nas áreas de Tesouraria, Produtos e Investimentos Internacionais. Trabalhou em instituições como o Banco Central de Reserva, Banco Santander, Citibank, ING Fundos, Scotiabank, HSBC, Banco Pichincha.

É Consultora & Coach Organizacional certificada pelo Institute for Generative Leadership nos USA e Coach Ontológica certificada por The Newfield Network no Chile. Tem especialização em Corpo e Movimento, Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) – Programa de Terapia cognitiva baseado em Mindfulness.

  • Docente Diplomada de Liderança e Inteligência Emocional na Faculdade  de Gestão e Alta Direção – PUCP
  • Mestrado em Marketing e Direção Comercial na UIP da Espanha com pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Piura.

Marta Magnus

Coach Mentora. Brasil

Care:

Ser parte do desenvolvimento de uma nova cultura de liderança no Brasil, como parte da América Latina, na qual o ser humano possa realizar suas aspirações de felicidade e liberdade em todos os âmbitos de sua vida

Desde adolescente, me interesso por pessoas e pelas perguntas fundamentais e essenciais da vida. Me formei na área de humanas, e sempre me interessei pela corporalidade e o âmbito somático do ser humano. Em como nos movemos

pelo mundo, produzindo valor e resultados. Me certifiquei em Coaching Ontológico em Newfield Network Chile em 2008 e desde então a abordagem ontológica faz parte do meu ser, do meu fazer, dos meus espaços de aprendizagem e de minhas ofertas para o mundo.

Comecei minha caminhada como coach, trabalhando com indivíduos e organizações, em processos de coaching e treinamentos em temas como comunicação efetiva e confiança. Para seguir entregando os melhores resultados aos meus clientes, certifiquei-me no MBA Executivo em Gestão empresarial com Ênfase em Recursos Humanos, na ESPM/RS/Brasil, no Programa de Formação de Consultores, Líderes e Facilitadores pela ADIGO/SP/Brasil, e nos programas “Cuerpo y Movimento” 1 e 2 em Newfield Network Chile. Atuei como coach-mentora em Newfield Network Chile por 7 anos, acompanhando alunos do Brasil na sua certificação como coaches. Meu desejo de gerar mais valor e entregar maiores resultados aos meus clientes organizacionais me fez iniciar minha jornada na Liderança Generativa no Institute for Generative Leadership, com Bob Dunham (no IGL EUA) e com Maribell Gonzalez (no IGL Latam) desde 2019, onde também tenho sido coach-mentora para os programas de certificação e parceira na ampliação do instituto no Brasil. Em 2021, coordenei o dossiê sobre Liderança Generativa para a Revista Coaching Brasil Magazine, já com o intuito de começarmos a trazer material escrito sobre o tema para a língua portuguesa.

Nesta caminhada de mais de 13 anos de experiência no desenvolvimento humano e organizacional e mais de 2.500 horas de coaching, busquei minha credencial MCC (Master Certified Coach) junto à ICF (International Coaching Federation), instituição à qual também sou mentora credenciada. Já trabalhei com executivos e equipes no Brasil, América Latina (Chile, Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia) e Estados Unidos, em organizações como: Grendene, Bertolini, UNIMED Porto Alegre, UNIMED Juiz de Fora, Interex, FADERGS, UNISINOS, Polícia Federal do Brasil, Pepperdine University/USA, Warner, Dell, RBS, AMCHAM/Brasil. Do contato com tantas culturas e minha paixão por aprender idiomas, tenho a honra e a fluência de poder acompanhar a clientes em português, espanhol e inglês.

Os seres humanos me inspiram muito! Meu compromisso é acompanhar meus clientes em suas jornadas para encontrarem o seu melhor, o que realmente importa a eles, o que os faz felizes e a serem efetivos em seus resultados pessoais e profissionais, sejam eles individuais ou em equipes. Para isso, sou uma parceira presente, amorosa, responsável e comprometida, através do coaching, consultoria, mentoria e facilitação.

Me apaixona a possibilidade de vivermos ambientes em que possamos colaborar e prosperar juntos, como uma nova forma de ser e habitar, o que me levou a estudar a Sociocracia e sistemas colaborativos. Além disso, sou uma “technerd”, e acredito que a tecnologia pode nos dar a possibilidade de integrar, construir, colaborar, e desenhar formas inovadoras de criação de futuro.

Ana Paula Schmitz

Coach Mentora. Brasil

Care:

Ser um agente de transformação apoiando os líderes de equipes a se transformarem em seres humanos criadores de promessas valiosas para o mundo num ambiente de pertencimento e bem viver.

Coach e consultora generativa com ênfase em liderança e equipes, certificada pelo Instituto de Liderança Generativa. Coach PCC (Professional Certified Coach) pela ICF (International Coach Federation). Formada em Solution-Focused Coach pela Erickson College e Executive Coach pelo Leading Group Leonardo Wolk Company. Mestrado em Psicologia com ênfase em desenvolvimento organizacional pela IMED, conta com sólida experiência como líder coach, trabalhando com executivos por mais de 20 anos, e como coach e consultora por mais de 5 anos, com mais de 900 horas em processos de mentoria executiva, coaching individual e de equipes, atuando também como trainer, palestrante e docente. 

Andrés Novoa

Coach Mentor. Colombia

Care:

Contribuir no processo de transformação de pessoas que querem resolver os desafios que temos como humanidade e construir um futuro que nos importa, que nossos corações sabem ser possível.

Os clientes de Andrés são líderes e empreendedores, comprometidos com implementar estratégias vencedoras em suas organizações e equipes que estão atrevendo-se a desafiar o status quo da sua indústria e/ou organização, ousando ir além da maneira convencional de fazer negócios. Tem acompanhado milhares de pessoas e centenas de organizações em temas como estratégia, desenvolvimento de liderança e organizacional. 

A partir de seu trabalho com organizações e equipes há mais de 2 décadas, tem como foco contribuir para resolver os grandes desafios que vivemos hoje como humanidade, trabalhando de mãos dadas com pessoas que estão comprometidas com gerar soluções que impactem os sistemas nos quais fazemos parte. 

Andrés tem gerado valor para centenas de clientes organizacionais e milhares de pessoas como: Coach e Consultor Sênior com NuHa e Proa Consulting, com ênfase em Liderança, Gerência de Projetos, Empreendedorismo e Mudança. Coach Mentor Sênior em Newfield Network nos programas de Liderança, Coaching e Consultoria.

Também é convidado a apoiar e promover iniciativas para gerar projetos viáveis que ajudam aos objetivos vitais que estão desenhados para 2030 e 2050 nos ODS da ONU e no Projeto Drawdown, entre outros.

Andrés é Coach (Ontológico e Generativo) PCC pela ICF (com maestria em Coaching para Liderança, Desenvolvimento de Equipes e Gerência de Projetos) com milhares de horas de prática (10.000+). Com clientes em equipes diretivas e de gerência sênior de grandes empresas e instituições, Andrés é autor do livro “Haz Posible lo imposible”, onde compartilha os princípios básicos da transformação de sistemas a partir de uma perspectiva prática e simples. 

Engenheiro industrial pela Universidad de los Andes, com mais de 25 anos de experiência, tem gerado resultados numa variedade de países no Oriente Médio, Estados Unidos e América Latina, para as indústrias de bens de consumo massivos, de lazer e entretenimento e na engenharia da indústria de mineração.

Além de sua educação acadêmica tradicional, está certificado como Instrutor das Caminhadas sobre o Fogo (Firewalk) e em Habilidades de Facilitação de Grupos com Educação Experimental e Atividades de Aventura. Também se certificou e está envolvido de maneira ativa com Alexander Berlonghi do Instituto para Prática da Ontología, com a Aliança Pachamama (USA), o Instituto para a Alma do Dinheiro (USA) e como Coach voluntário para Accelerate 2030 (programa do Impact Hub e das Nações Unidas para empreendedores, com sede em Genebra – Suíça).

Rafael García Monroy

Coach Mentor. Mexico/España

Care:

Conectar com o melhor de mim e ajudar os outros a fazerem o mesmo. No meu trabalho de consultoria e coaching, apoio para que meus clientes desenhem um futuro desejado e gerem sua capacidade para alcançá-lo.

Consultor de Liderança, Coach Executivo certificado e trainer organizacional. Experiência internacional nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, China, Andorra, Espanha, Inglaterra e México. Fala cinco idiomas e trabalha em dois: espanhol e inglês. Experiência em consultoria e desenvolvimento de negócios, gestão da mudança, marketing, gestão empresarial e estratégica. Foi Vice Presidente / Diretor Executivo no Grupo Global de Desenvolvimento de Liderança Sênior (Partners e Managing Directors) na Goldman Sachs em Londres, Inglaterra. 

Cecilia Eriksson

Coach Mentora. Perú

Care:

“ Me importa construir um mundo onde as pessoas se conectem com seu poder de ação e aprendam a sustentar conversas. Meu interesse é eliminar a frustração, a impotência e a solidão que se produz nas pessoas pela incapacidade de terem conversas que nos aproximam

Cecília integra o staff de mentores nos programas de formação em coaching na escola The Newfield Network e no Instituto de Liderança Generativa LATAM, ambas escolas de muito prestígio no mundo.

Cecília está comprometida em construir equipes com uma liderança efetiva, capazes de gerar um vínculo de confiança que lhes permitam trazer as conversas que são necessárias para construir um futuro que lhes importe criar. Está há 13 anos comprometida com elevar o nível de execução do líder, compreendendo a liderança como a arte da execução, que permite alcançar os objetivos a que se propõem. 

Desenvolve processos de coaching executivo com diretores e gerentes de empresas líderes como Siemens, Centenario, Sonepar, Michael Page Group, Minera Hochschild, Minera Goldfields, Petrobras, Sodexo, Urbanova, GYM, GMV, Antamina, USIL, Laboratorios Medco, Laboratorios Roche, Ferreycorp, Cineplanet, Natura, Redondos, Johnson & Johnson, Nextel, Citibank, Corporación Lindley, Universidad del Pacífico, Laboratorios Roche, Minka, entre outras.

É Coach ontológica do Programa ACP e do programa avançado “corpo e movimento”, ambos na The Newfield Network, Chile. É Life Coach do programa de especialização life coaching desenvolvido por Alexander Berlonghi (Itália). Coach executiva do modelo de gestão ontológica desenvolvido por Ivonne Hidalgo CEEGO. É acreditada PCC pela ICF com mais de 2.000 horas de prática.

Lina Correa

Coach Mentora. Perú

Care:

Me importa contribuir na construção de espaços seguros e autênticos, nos quais, ao unir mundos, a voz de todos tenha lugar.

Desde que se graduou como psicóloga, têm atuado na busca e criação de espaços seguros, a partir da leveza, para que conversas que gerem valor apareçam ou se desenvolvam, através da integração de mundos, formas de pensar, sentir e abordar a vida. Lina acredita no valor da união e no desafio que isto é para os seres humanos. 

É psicóloga, coach ontológica, consteladora familiar, coach generativa, formadora de coaches e atualmente acompanha líderes, coaches e consultores na sua formação como coaches generativos. 

Como sócia e fundadora de sua consultoria, acompanha a líderes, equipes e organizações para que conversem para criar valor, através de programas de liderança, intervenção na cultura organizacional e/ou alinhamento de equipes. 

Alguns de seus clientes são: Cusezar, Amcor, Reckitt Benckiser e Fanalca.

Psicológa da Universidad de la Sabana, Colômbia. Coach ontológica e formadora de coaches do Programa ACP e Mentoring para ACP Caribe na The Newfield Network. É Consultora em desenvolvimento de habilidades de liderança para empresas colombianas e à nível LATAM. Consteladora familiar e estrutural. Tem expertise em gestão de equipes. Desenvolvedora de culturas conscientes. 

Gloria Sanguino

Coach Mentora. Colombia/Canadá

Care:

Creio profundamente que a família é a organização que sustenta o mundo e creio que juntos podemos construir um mundo melhor, um mundo livre. Por isso, trabalho para que "de dois em dois e com todos" possamos construir um tipo de família que nos permita criar o futuro que nos importa.

Gloria é apaixonada pelo movimento no ser humano e por descobrir formas de acompanhar as pessoas na sua aprendizagem e crescimento, vêm construindo um caminho para encontrar sua própria maneira de fazê-lo. 

Começou desde pequena como defensora dos que não pareciam muito fortes e aí esteve um tempo aperfeiçoando isto de proteger. Logo buscou na psicologia as ferramentas para entender o ser humano e descobriu que o truque não é entendê-lo, mas também aprendeu. Depois, descobriu o trabalho com grupos e aprendeu a movimentar equipes de trabalho, grupos, famílias, casais e se encantou com a ideia de tocar muitas pessoas de uma só vez e acompanhá-los a que se movam. 

Chegou ao coaching e sentiu que havia encontrado “o que é dela”. Se formou, trabalhou com grupos, com indivíduos, com famílias, com casais e consigo mesma. “A família” passou a ser seu foco e nos últimos anos tem se dedicado a praticar tudo que viveu e aprendeu com as famílias, os casais e os indivíduos que querem ver e viver a família a partir de um lugar diferente. Hoje segue movendo-se, crescendo e aprendendo: “O que é dela” está em constante construção. 

É Coach em Liderança Generativa no Instituto de Liderança Generativa LATAM. Coach ontológica do programa ACP The Newfield Network, Chile. True Purpose Coach do True Purpose Institute. Mestre em coaching de vida do Institute for the Practice of Ontology. Psicóloga da Universidad Nacional de Colombia. Educadora experiencial da Hepta, PD&A, Synergy.

Bob Dunham, Fundador de IGL Global

Bob es el fundador del Institute for Generative Leadership (IGL), el cual entrena gerentes y ejecutivos en una disciplina basada en la acción llamada El Liderazgo Generativo, a través del programa Generative Leadership Program™ (GLP) (www.generateleadership.com), al igual que el programa para coaches especializado en coaching organizacional Coaching Excellence in Organizations (CEO).

Bob ha trabajado desde 1981 como ejecutivo, consultor, educador y coach de ejecutivos, equipos, y coaches en todo el mundo al igual que en liderazgo, gerencia, comunicaciones, trabajo en equipo y rediseño de procesos. Antes de fundar IGL, Bob fue VicePresidente en Motorola Computer Systems, COO en Action Technologies, y VicePresidente de Consulting for Business Design Associates.

Bob es co-author of The Innovator’s Way – Essential Practices for Successful Innovation escrito con Dr. Peter Denning, publicado por MIT Press (www.innovators-way.com), al igual que otros artículos como The Missing Customer e Innovation as Language Action con Dr. Denning. También ha publicado artículos incluyendo The Generative Foundations of Action in Organizations; The Body of ManagementWhat Makes Leadership Work?; Back to School – The Top 14 Mistakes that Executives Make; un capítulo en el libro Being Human at Work, editado por el  Dr. Richard Strozzi Heckler; y ha sido publicado en numerosas publicaciones incluyendo  Communications of the ACM, Training Magazine, the International Journal for Coaching in Organizations, and the Center for Quality of Management Journal.

También desarrollo el programa de un año Management in Action, programa que hizo para el Dr. Fernando Flores y fue parte del staff que desarrollo el curso ontológico de tres años.

Además de tener dos grados de la Universidad de Stanford California, ha estudiado la disciplina del aprendizaje somático y el liderazgo ampliamente.

Temprano en su carrera trabajó con el equipo desarrollador del Telescopio espacial Hubble por varios años.  Tiene la co-autoría de dos patentes para la tecnología de flujo de trabajo basados ​​en la estructura de coordinación humana.

Bob fundó y es activo en Enterprise Performance, una empresa de consultoría donde él y su equipo hacen consultoría a clientes como IBM, Discovery Channel, Adobe, Toshiba America, Classmates, Scholastic, Wells Fargo, entre otros.

Es profesor invitado en el Programa de Certificación de Ejecutivos de Presidio Graduate School y en el programa Leading by Design programa compañero en el College of the Arts de California. Fue profesor adjunto y ejecutivo residente en el programa MBA de the Presidio Graduate School sobre gerencia y sostenibilidad por tres años, y previamente enseñó en la universidad de San Francisco.  Actualmente está explorando las tradiciones de la sabiduría china por su contribución a la comprensión y incorporación del liderazgo generativo